sábado, 31 de janeiro de 2009

Liberdade

O existencialismo de Sartre postula que o homem não é em-si, não é um objeto inanimado como as coisas no mundo. Só as coisas são em-si. O homem é um ser para-si, pois tem consciência de si mesmo. Para ele o homem é um ser da liberdade, da escolha. É aquele que deseja e escolhe o que deseja. O homem autêntico decide o que quer, quando quer e por que quer. Apesar disso ser uma verdade, o homem civilizado não escolhe autenticamente a vida que quer levar. Ele durante toda sua vida assume compromissos sociais, morais e religiosos que não pode cumprir. Por escolher mal ele paga um preço muito alto, pois não consegue se libertar de suas escolhas e fica angustiado. Ele sofre com isso. Hoje em dia nós vemos uma grande parte dos casais vivendo juntos sem amor, apenas se suportando. Isso por causa dos filhos, por causa dos bens ou mesmo por dependência psíquica em relação ao outro. A vida torna-se insuportável. O resultado são as brigas, as traições, o consumo exagerado, a ansiedade, as compulsões e as neuroses. Também há profissionais que fazem a mesma atividade e odeiam o que fazem, são incapazes de mudar de profissão. Ficam no mesmo emprego por anos a fio, mesmo odiando o ambiente de trabalho. É um desperdício das capacidades físicas e intelectuais e da criatividade. Há também indivíduos que reclamam de seus vizinhos, mas são incapazes de mudarem de casa. Vivem dez, vinte, trinta anos no mesmo local. A explicação de Sartre para estes problemas está na angústia da escolha. O homem tem medo da liberdade. Para muitos seres humanos a liberdade gera a angústia. Muitos não suportam esta angústia e para não assumir a liberdade da escolha, fogem dela. São incapazes de escolher. São homens da má-fé. Para ele a má-fé é a atitude característica do homem que não é capaz de escolher. Este tipo de homem aceita passivamente sua situação, pensa que sua vida é assim porque Deus quis e que ele não pode mudar seu destino. Ele aceita os valores, normas e regras da tradição passivamente sem nunca refletir sobre eles. Ele engana a si mesmo e pensa que é dono de seus atos.
No amor a atitude da má -fé acontece quando o indivíduo está com alguém que não ama, mas por questões morais, religiosas ou por gratidão, fica assim mesmo com a pessoa. Ele não a ama, mas dissimula para si mesmo que a ama. Ele não quer fazer uma escolha pela qual teria que se responsabilizar. O indivíduo recusa a dimensão do para-si e torna-se em-si. Ele é um objeto, uma coisa, o puro nada. É o homem responsável que recusa sua liberdade e se torna um ser conformado. Para Sartre a união amorosa é um conflito incurável, já que assimila a própria individualidade e a do outro em uma mesma transcendência. Em conseqüência disso, implica o desaparecimento do caráter de um dos dois. Quem ama limita a liberdade alheia, apesar de respeitá-la. Daí surge a má-fé e a angústia de quem é incapaz de escolher entre a vida conjugal e a liberdade.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Gotta Get Away

The offspring



I'm gettin Edgy All the time. There's someone around me Just a step behind. It's kinda scary,The shape I'm in.The walls are shakin 'And they're closing in. Too fast or A bit too slow I'm paranoid of people And it's starting to show. There's one guy thatI just can't shake Over my shoulder Is a big mistake .Sitting on the bed or lying wide awake.There's demons in my head And it's more than I can take. I think I'm on a roll But I think it's kinda weak .Saying all I know is I gotta get away from me I tell you something Just ain't right. My head is on loose But my shoes are tight .Avoiding friends 'causeThey all bug. Life is like a riddle And I'm really stumped. If you reason, Don't you know Your own preoccupation Is where you'll go.I think I'm being followed,I look around It's only my shadow Creeping on the ground.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Up and down the ladder

Ai Ai Confuzao!!!o que se passa comigo!
Ultimamente ando a sentir mais calmo,mas essa calma,e muintas vezes interronpida! Nao ha bela sem...
A minha psiquiatra,em uma das ultimas consultas pediu para eu tentar reduzir na toma do Oxazepam ,pois e um medicamento que provoca "abituacao"na altura,ha duas semas,eu disse lhe que iria ser dificil,pois eu andava ainda um pouco "inquieto",mesmo com a medicacao mas que iria tentar. Falei ao medico das minhas faltas de consentracao,e quebra de memoria,inquietacao por vezes exaltacao! ao que ele respondeu que pode ser do Oxazepam...
Segunda feira vou a mais uma consulta,desta vez com o Psychiater...Nunca EU pensei um dia, vir ter de recorrer.Mais a mais aqui! Sera bastante dificil de imaginar ou mesmo descrever...
Nao ha palavra com profundidade suficiente para o imaginares!! A soma de TODOS os teus sentimentos,Em centrifugacao!!!! Lost in Japan!
Para acabar seja o que for...e um castigo...mas quando eu arregaco as mangas...Man! Fica Feito!
Por acasso foi mais ou menos isso que eu tenho feito comigo proprio! "Se eu nao cuidar de mim quem cuidara" so me falta convidar o eu para ir comigo ao cinema... lol
Ainda hoje estava em casa,no quentinho sem vontade para nada,estava mesmo no relax,mas tinha que ir fazer mesmo umas conpritas...
E ainda bem que o fiz. Sacos num bolso,Canon num outro,e acabei de fotografar ja com a ajuda do Flach! E com as compras feitas! Foi Bom! So queria que os proximos nao sejam piores,e se ando fazer por isso...


No fim tudo acaba em bem,se nao esta bem,nao e o fim...

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

EU nao estou ca

FERNANDO PESSOA


PRECE
Senhor, que és o céu e a terra, que és a vida e a morte! O sol és tu e a lua és tu e o vento és tu! Tu és os nossos corpos e as nossas almas e o nosso amor és tu também. Onde nada está tu habitas e onde tudo está - (o teu templo) - eis o teu corpo.
Dá-me alma para te servir e alma para te amar. Dá-me vista para te ver sempre no céu e na terra, ouvidos para te ouvir no vento e no mar, e mãos para trabalhar em teu nome.
Torna-me puro como a água e alto como o céu. Que não haja lama nas estradas dos meus pensamentos nem folhas mortas nas lagoas dos meus propósitos. Faze com que eu saiba amar os outros como irmãos e servir-te como a um pai.
[...]
Minha vida seja digna da tua presença. Meu corpo seja digno da terra, tua cama. Minha alma possa aparecer diante de ti como um filho que volta ao lar.
Torna-me grande como o Sol, para que eu te possa adorar em mim; e torna-me puro como a lua, para que eu te possa rezar em mim; e torna-me claro como o dia para que eu te possa ver sempre em mim e rezar-te e adorar-te.
Senhor, protege-me e ampara-me. Dá-me que eu me sinta teu. Senhor, livra-me de mim.


Fernando Pessoa em "O Eu Profundo".

domingo, 18 de janeiro de 2009

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Sonhar...muinto....

Mais calmo,mais estavel,mais feliz,e agora o que e vem a seguir?
Nao vale a pena pensar nisso,pois nao te leva a nenhum lugar!!
Mesmo que queira ir tambem nao o vou encontrar....
Nao vale a pena me preoucupar... Pois do dia tanbem nao me vou lenbrar!
E bola pa frente,fazer-se a vida,pois esta gente nao da para ralar
Fraturas,arranhoes sao faceis de reparar,MAL invisivel,dificil de tratar.
O sonho comanda a vida,nao da para negar!
Precisso entao de sonhar o dia em que isto vai terminar.

Felicidade e um estado de espirito temos que o invocar,vamos todos ser felizes!!

Se nao for aqui...em outro lugar......

Nunca mais,tudo vai ser como antes

Parece que estou a identificar mais as minhas"crises" e mais inportante, a evitar actos mais exaltados!
A calma parece apoderar de tal forma que fico por vezes sem reacao,como estando a ver um filme! Autentico!



Mas os pensamentos esses nao esgotam,o presente, ja passou a historia,nao tem nada.
Eles flutuam ao sabor da brisa... vai para onde mandam ,encruzam se perdem se...
Futuro sim pode ter algo de bom,de banal para muitos,como eu antes de me tornar "normalizado"! Nao sei que termo medico,me define neste momento,e como estou a fazer\seguir tratamento e 'aparentemente',ja estou em um estado digamos,aceitavel com a ajuda indespensavel dos medicamentos
Existem milhentas situacoes,em que eu nao estou a ser o EU como se estivese dentro de um fato espacial ninguem me podese ouvir,pensamentos irrealistas,sabores estranhos"LSD for free"dias em que a cabeca rebenta com ideias tudo esta na maior... ate que ha uma chamada ha realidade...e catrapunba...La vou eu costa a baixo...
Parece que nunca vou aprender a "dominar" a "Fera" Ando cancado de correr atras da normalidade



Eu so faco o que eu me permito fazer! ou nao?!



Existem situacoes,eu sei! que nao se podem"controlar"
Eu,(quando posso!) vou a luta,nao desisto,quando Acredito! E ainda acredito que um dia tudo vai voltar ao normalizado! pois normal nao pode.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Afinal...

Como de costume,e depois de uma consulta,fico um pouco mais alerta! Alerta para comigo proprio,pois que
Foi uma das promessas que eu fiz,na passagem do ano,ano novo vida nova! Com os mesmos problemas,e certo mas com outra maneira de os encarar e resolver.Um dos problemas que me andava a atormentar era a falta de onestidade para comigo!pois eu nao sendo sincero com a psicologa e com a psiqiatra nao o estava a ser comigo!
Ora bem,isto levou a uma consulta mt "animada"no minimo!!!pois haviam"pequenos" promenores aos quais eu nunca tinha sido completamente honesto...ate hoje,pois eu sempre pensei que nao eram muinto inportantes,acreditem ou nao,eram,e bastante...
Signo de Sagitário

Terá uma profunda necessidade de afecto mas nada na sua vida, deve ser levado muito a sério. Não se deixe ficar para trás; é dia de tomar iniciativas.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Nothing,is a concept that describes the absence of anything at all

Nao ha paz...
Quando penso que vou para melhor...catrapumba... que desatino!
Nao ha paz! E era so o que eu queria,dispensava tudo o que fosse material,Serio!
Ando um pouco angustiado,em baixo,mas felizmente,Lucido pelo menos gostava de pensar assim,pois auto-avaliacao nao e facil! E nesta semana que esta a acabar foi,no minimo,bastante agitada,muinto frio!muinto trabalho,pouco Intelecto! uma ida ao hospital! Resumindo:uma semana Para aquivar.
Amanham e dia de consulta! E ainda bem,pois ha muita coisa que eu tenho para lhe dizer..
Ja Chega de"condenar"os medicamentos e ate a propria dr por eu estar,como estou.
Amanham vou tentar me lenbrar de tudo o que tenho estado para aqui a pensar,tarefa bem dificil...mas...sera da doenca ou dos medicamentos?dos dois? Ou do meu ser?
Esta dispersao de ideias,pensamento "leve" tanbem?
Estarei deprimido?Cansado?
Ah pois so pode,pois eu ate ja alucinei!
Serio,tao serio que me levou ao hospital,para tirar teimas! Esperiencia,que espero nao repetir.
Pois foi tao cruel para mim..."Imaginava" eu que tinha qualquer especie de bixinhos a percorrem o meu corpo,fiquei aterrado quando,depois de um duche e uma olhadela ao espelho e "observo" no meu corpo pequenos bixitos quaze transparentes!!! que me percorriam o corpo todo!
E sentia tanbem! E como os sentia...
Foi com um olhar de mesericordia,que a dr,depois de me ter examinado diz:
"I'am sory but you don't have nothing" ...
Se ao menos tive se ali um buraco...Fiquei mais descansado por um lado,mas por outro mais aterrorizado comigo,com a minha imaginacao,com esta cabeca...Eu ate sou uma pessoa inteligente porra! Pelo menos assim o cheguei a pensar e a ouvir dizer!
Talvez seja mesmo a parte mais amarga,como se estivesse a ver um filme,pois nada podemos fazer,do que assistir ao que se passa em redor,nao ha reacao e quando a ha e tardia,e nem sempre propria! Como se ficasse tenporariamente detido em outra dimensao,Onde o tempo abranda,os olhares perfuram,a inquietacao instala, o julgamento fica conprometido, aquele sentimento de dormencia,o andar,o respirar,o sentir!ficam tanbem eles alterados,diferentes, distorcidos,estranhos,como se o meu corpo nao tivesse em sintonia com a mente.

Sinto uma necessidade de mudanca,nao sei de que,mas que vai existir para breve ha isso vai...
eu sinto!
Amor e uma cabana...

sábado, 10 de janeiro de 2009

Nunca,tudo ira ser como era antes

Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos, para dizer tudo o que tem que ser dito... Duas opcoes,ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida,ou lutar para realizar todas as nossas loucuras... Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação..

Fizeram me acreditar que amor mesmo, amor pra valer, so acontece uma vez,e sem hora marcada. Fizeram me acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: Nos crescemos através de nos mesmos. Se estivermos em boa companhia é só mais agradável. Fizeram me acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não contaram que estas fórmulas correm mal, frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas. Cada um vai ter que descobrir sozinho. So quando estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém.

Tratamento

Texto retirado do site: http://depressaobipolar.web.simplesnet.pt/Tratamento.htm«TratamentoMedicação, psicoterapia e o apoio familiarO melhor conhecimento, reconhecimento da doença e dos aspectos gerais de tratamento visam permitir uma colaboração mais activa entre todos (doente, família, médico psiquiatra, médico de família e outros técnicos de saúde). Trata-se da sua saúde e da sua vida.Há que ter em atenção as fases agudas e a estratégia de prevenção das crises. Depois de uma crise um doente volta ao normal pelo que é necessário prevenir as crises.Os tratamentos disponíveis reduzem o sofrimento causado evitando as complicações devastadoras. Pode levar algum tempo até construir o tratamento adequado.MedicaçãoÉ possível controlar a doença através de medicamentos estabilizadores do humor, tanto das crises de depressão como de “mania”. Os estabilizadores de humor são o Carbonato de Lítio (PRIADEL), o Valproato (DIPLEXIL ou DEPAKINE) e a Carbamazepina (TEGRETOL)*.Estes são também denominados anticonvulsivantes e foram primeiramente desenvolvidos para a epilepsia mas demonstram-se úteis para os doentes bipolares principalmente aqueles que não respondem a outros tratamentos. Podem ser usados com o lítio de modo a ter um efeito mais reforçado.O lítio tem sido utilizado como o primeiro tratamento para a doença. É geralmente muito eficaz no controlo da mania, na prevenção e no reaparecimento dos episódios de mania e de depressão. Além destas, as crises de mania tratam-se com neurolópticos antipsicóticos (clozapina, risperidona ou a olanzapina).As crises depressivas tratam-se com medicamentos antidepressivos.Os antidepressivos podem ser combinados com o lítio, a carbamazepina ou o volproato para proteger de uma transição para a “mania” ou ciclos rápidos (quando surgem 4 episódios ou mais anualmente) que podem ser desencadeados pelos fármacos depressivos.As Benzodiazepinas como o clonazepam e o lorazepam podem ser bons quando associados a outros medicamentos para ajudar a reduzir os problemas de sono.O tratamento com antidepressivos tem como efeitos secundários: a sonolência, a boca seca, o aumento de peso, a visão turva, a obstipação, tonturas, entre outros… Quando surgem estes ou outros efeitos secundários deve-se informar o médico que pode resolver o problema.Para conseguir uma estabilização das oscilações do humor é necessário o tratamento profiláctico a longo prazo.PsicoterapiaA Psicoterapia, o diálogo sobre as emoções e a depressão com um profissional qualificado, em associação com o tratamento farmacológico, proporciona suporte, educação e orientação para o doente e sua família. Tenta conseguir a obtenção de novos comportamentos e estratégias de actuação, além de haver contacto com outras pessoas que tenham vivido experiências semelhantes.Apoio familiarEm complemento, o apoio psicológico familiar é indispensável para o tratamento.A par de outras doenças graves a doença bipolar representa uma carga excessiva para aqueles que rodeiam o doente. Têm de lidar com comportamentos incompreensíveis e quando a doença é diagnosticada sentem-se culpados pelos actos ou pensamentos de fúria ou de ódio. Questionam-se em que medida poderão ter causado a doença, por não terem dado o apoio e a compreensão suficientes. Esta ideia não é correcta.É importante o acompanhamento por parte de psiquiatra no diagnóstico e tratamento da doença e o encorajamento da família para a procura de tratamento em que o médico de família deve fazer uma primeira avaliação.Também é preciso ter especial atenção com as pessoas que estão a considerar o suicídio e procurar um médico de família ou um especialista em saúde mental. Não se pode menosprezar esta situação mas também não se deve entrar em pânico porque por vezes não é realmente essa a intenção da pessoa bipolar, é um sintoma da doença. Há que colocar questões que demonstrem preocupação além de remover todos os objectos que possam prevenir o suicídio.As crises obrigam a tratamento hospitalar em muitos casos.O importante é continuar a medicação prescrita pelo médico para não ocorrerem recaídas e informá-lo sobre quaisquer mudanças de sintomas (alterações no sono, na energia, no humor, no seu comportamento e ralações com outras pessoas) pois dessa informação precoce depende o controlo da doença.»

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Tudo passa,nos ficamos...

Porque,
Porque e que me doi a cabeca?
porque e que tenho o estomago as voltas?
Porque e que tenho a boca seca?
Porque e que estou tao inquieto?
Porque e que estou tao apatico?
Porque e que eu sinto a falta de ti?
Porque esta dispersao de pensamentos?
Porque e que eu te ofendi?
Porque e que estou deprimido?
Porque e que nao consigo mentir?
Porque e que eu te maguei?
Porque e que nao durmo?
Porque e que eu te expulsei?
Porque e que eu sinto pena de todos?
Porque e que tenho tudo na minha cabeca,mas executar,nada?
Porque e que esta presistencia?
Porque e que tenho fobias?
Porque e que me esqueco de tudo?
Porque e que nao me consigo concentrar?
Porque e que nao consigo relaxar?
Porque e que tenho de sentir coisas que nao o sao!?
Porque e que esta imaginacao tao fertiil!?
Porque e que nao tenho apetite?
Porque e que eu me sinto so?
Porque e que nao gosto de "confuzao"?
Porque e que nunca estou satisfeito?
Porque e que faz tanto frio no inverno?
Porque e que nao consigo parar de bater o pe?
Porque e que eu sou assim?
Porque e que so me apetece chorar?
Porque e que me tratam assim?
Porque e que quero dar tanto amor?
Porque e que temos de de viver assim?
Porque e que tudo fica mais bonito com a neve?
Porque e que tenho de ver o que nao existe?
Porque e que nada esta certo?
Porque e que nada que eu tenha feito,foi bem feito?
Porque e que nada que eu diga tem valor?
Porque e que tenho de tomar a porra da medicacao?
Porque e que eu perco o control?
Porque e que eu gosto de control?
Porque e que so me apetece fugir?
Porque e que eu por vezes nem me entendo a mim mesmo?
Porque e que sinto a falta,do que ja nao tem volta?
Porque e que fiz aquilo tudo?
Porque e que nimguem me entende?
Porque e que tenho de pensar tres vezes antes de pensar mais uma vez antes de abrir a boca?
Porque e que eu sou tao sincero?
Porque e que estou a escrever um blog?
Porque e que as pessoas brigam!?
Porque e que...
Porque... tudo... e nada?
Porque e que tudo!e tao inportante
ate ao momento em que o deixa de ser....

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Pensamento do dia

"When people think about bipolar disorder they tend to forget how debilitating the depressive episodes of the disease can be."

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Carpe Diem

Tenho muinto pouco para escrever,vazio...ou seja tenho tanto para contar que nao vai dar nao ha tempo,pois eu sou uma pessoa senpre muuuuuuinto ocupada,e quando nao estou pareco!
Nao ha tempo!
Nao gosto! Eu nem uso relogio! Para evitar certas situacoes,serio! Stress!
Comecei o ano em "altas"...Muinto bom em quase todos os aspectos,vou eu pensado! Pois eu penso muinto,mesmo mt,somente quando durmo,(gracas aos quimicos) nao estou com algo na minha mente a saltitar,a deanbular.a sonhar.. mas ao mesmo tempo estou no trabalho!STOP! O que e eu estava para ir fazer?!
Vazio...Tenho de me enpenhar mais,para fazer menos e nem sempre da mellhor,forma,mas "ce la vie"! Dias melhores,ou nao piores,estao a seguir.
Tenho consulta para a semana,com a minha psiquiatra,uma das ultimas pois vou ser encaminhado ,para um grupo de apoio!
Por o que a Dr me comtou trata se de um especie de centro de saude com todo o tipo de expecialistas,a unica pena mesmo,e mudar de medica,tem os olhos mais claros..mt simpatica.
Tenho ainda muinto para caminhar...acho que estou a menhorar em muintos dos sintomas mas "prognosticos so no fim do jogo" la dizia o Major!
Cheguei a este ponto em que nao espero muinto da vida, para nao ter mais desiluzoes,

Carpe Diem ,em pratica o mais posivel...


P.S. Ta bem ta bem,mas agora nao,que eu estou aqui a conversar com este gafanhoto gigante chamado Ze Antonio...
Desculpem mas nao consegui resistir!!! ainda nao me fartei...